domingo, 31 de janeiro de 2010

Distantes ou ausentes?


Longe é um lugar que não existe.
“ A distância pode nos separar verdadeiramente dos amigos? Se queres estar com alguém, não estás ali agora?” Richard Bach
A distância entre duas pessoas pode acontecer pelas circunstâncias da vida, mas a ausência só acontece quando não existe amor.
A amizade já foi tantas vezes a inspiração para sonetos, crônicas e declarações. Mas talvez ninguém tenha encontrado a real definição para explicar esta afinidade que nasce espontaneamente entre duas pessoas ou um grupo. Quando falamos ou escrevemos sobre amizade e tentamos expressar o que ela representa em nossas vidas, geralmente as palavras se tornam restritas diante da imensidão que tal relacionamento representa.
É tão bom quando encontramos um amigo que não vemos há muito tempo e constatamos que a afinidade continua ali, intacta. Não importa por onde andamos ou as experiências que vivemos, a amizade transcede o limite que a distância física nos impõe. Como disse lá no início, a distância muitas vezes é um fato mas a ausência não necessariamente a acompanha.
Uma vez ouvi de uma pessoa mais madura do que eu a seguinte frase: “ Não existe amizade que dure para sempre. Amigos nos acompanham até determinado momento e depois vem outros amigos”.
E naquele momento eu fiquei refletindo e pensando, meu Deus, será que tem que ser assim?! Que horror isso que ele está dizendo...O tempo passou e hoje eu tenho a resposta: Não, não tem que ser assim.
Amizade verdadeira dura para sempre. Amizade pura e desinteressada é tão difícil de encontrar nos dias de hoje, mas não é impossível.
Fico tão grata a Deus por poder dizer que tenho amigos mais chegados que irmãos. Amigos em que posso confidenciar minhas dúvidas e que não irão me julgar. Amigos que dirão a verdade, por mais dura que ela seja. Que bom que tenho amigos que testemunharam diversas fases da minha vida e hoje dividem comigo a emoção que todas aquelas recordações me trazem.  Momentos em comum, segredos nunca revelados, superações compartilhadas. Ah, na vida é tão bom ter amigos!
Que Deus nos ajude a amar o próximo não buscando a perfeição e sim permitindo-nos amar além das imperfeições que é inerente a cada um de nós, seres-humanos.
Um grande abraço a  todos os meus amigos. Em especial a Alexsandra e Girleide que me proporcionaram uma tarde tão agradável no dia de ontem e foram a grande inspiração para esta postagem.

Um comentário:

  1. Amiga...
    Que palavras lindas e edificantes.
    Esse é um dom sem igual... Que Deus continue te abençoando e abençoando vidas através de vc.
    Amei a tarde que passamos juntas. Saí de lá renovada e com a certeza que Deus me ama muito, muito, muito. E eu te amo muito, muito, muito.

    Beijos, Alê.

    ResponderExcluir